Painel de novidades de nossas áreas de atuação.
Saiba mais e fique por dentro.
Sobre
A Blueberry Smart Solutions chega ao mercado buscando oferecer as melhores opções em suas áreas de atuação.
Só trabalhamos com os melhores equipamentos existentes no mercado e com parcerias solidas e confiáveis.
Oferecemos assistência a profissionais da área de arquitetura para que os projetos sejam criados com as melhores práticas desde sua concepção, fazendo com que eles estejam aderentes ao futuro das tecnologias de automação e energia solar, além de proporcionar toda a infraestrutura necessária se assim desejar.
Para as empresas e profissionais liberais da área, além das expostas acima, oferecemos aplicativos que possibilitam a geração de relatórios de conformidade e aderência de todas as etapas da obra e arquivamento em nuvem, a ferramenta possibilita que o executor interaja diretamente com o contratante realizando assim o aceite da execução de forma simples e dinâmica deixando arquivados todos os históricos registrados. Isso cria laços de confiança entre você, seus fornecedores, prestadores de serviços e clientes.
Importante!
As informações contidas nas matérias publicadas expressam a opinião de pessoas ligadas aos respectivos setores, além de fontes de instituições que geram dados dos assuntos abordados.
Aconselhamos que sejam observadas as datas de publicação das matérias, e caso necessário, aconselhamos fortemente que se realize pesquisa que represente os dados do momento atual das informações desejadas antes de utilizá-las ou mesmo publicá-las como verdade absoluta.
Nosso objetivo é gerar conhecimento, divulgá-los, e criar senso crítico para a abordagem dos assuntos expostos.
As opiniões não representam necessariamente a opinião da empresa, mas presta-se ao papel de divulgação dos pontos de vista de cada setor e tem como objetivo, criar uma fonte salutar de ideias e opiniões.
Boa leitura,
Equipe Blueberry Smart Solutions.
Entenda o que é energia fotovoltaica e quais as suas implicações
Energia fotovoltaica é a transformação de luz solar em energia elétrica.
Para isto, eles se utilizam de placas solares capazes de realizar este feito junto com equipamentos que adequam esta energia aos padrões fornecidos pelas concessionárias para casas e industrias. Os equipamentos fotovoltaicos evoluíram tanto e se tornaram tão sensíveis a captação de luz que são capazes de gerar energia elétrica mesmo em dias nublados.
Para atender determinada demanda, os projetos são calculados e dimensionados de forma a produzir a energia durante o dia e o seu excedente fornecidos a sua concessionária que lhe devolverá esta geração à noite, ou seja, você produz durante o dia toda a sua necessidade de consumo diário.
Ao contrário do que muitos imaginam, as indústrias são as maiores consumidoras deste recurso, segundo o EPE, Empresa de Pesquisa e Energia, ligada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo das residências é em torno de quase um quarto da utilizada pelo segmento industrial, por isto, gerar a própria energia além de economia financeira para você, ajuda no desenvolvimento do parque industrial do país.
Ela é tão lucrativa que residências, empresas, industrias e até órgãos públicos estão instalando e se beneficiando dela.
Diariamente, diversas instalações são realizadas, inclusive enquanto você lê esta matéria.
A geração de energia é tão importante que num futuro próximo a utilização, por exemplo, de veículos elétricos, aumentará ainda mais esta demanda e você poderá gerar a energia que abastecerá seu veículo. E saiba que a escassez de energia poderá afetar sensivelmente este setor se não houver geração suficiente para este fim.
Utilizando esta fonte de energia podemos deixar de utilizar mais as fontes não renováveis e muito mais caras, como o carvão, a nuclear, e óleo e carvão como geradoras de energia elétrica. Poderemos deixar de o gás que aquecer a água dos chuveiros, aquecedores e fogões, podendo trocá-los por chuveiros elétricos - até então o principal vilão do consumo das residências - sem medo da conta de energia, além de fogões por indução, dentre outros.
Como se pode notar, quanto mais energia gerada, mais alternativas aparecerão e maior será a sua demanda.
Ao contrário do que se possa imaginar, a energia não ficará mais cara para aqueles que não puderem ou não se beneficiar da geração própria de energias, pois recursos poluentes e não renováveis deixarão de ser cada vez mais utilizados, reduzindo os custos de geração. A geração própria também permite a redução da utilização de água das reservas hidrelétricas que dependem muito de chuvas, desta forma elas poderão preservar este recurso que em momentos de estiagem geram tarifas adicionais verde, amarela e vermelha criadas para conter o aumento de consumo.
Publicado em 02/01/2021.
O Mercado Fotovoltaico
Após um grande crescimento do mercado fotovoltaico, a pandemia do covid-19 fez com que ele sofresse uma pequena retração, mesmo assim, seu crescimento ficou acima das expectativas.
Não por que a energia solar tenha vindo a deixar de ser interessante, apenas sofreu uma queda devido as paralisações causados em todas as áreas pela pandemia.
Apesar de o Brasil não estar entre os primeiros, ocupa uma posição promissora e em franco crescimento, o pais sai do 26o. em 2017 passando, pelo 21o. em 2018, 16o. em 2019 e em 2020 já ocupa a 12a. posição no ranking mundial dos países que vem crescendo neste setor e tem se tornando uma das principais promessas.
Em setembro de 2020, a energia solar já era responsável 1,2% de toda a energia ofertada em solo brasileiro, e isto ainda representa muito pouco, para se ter uma ideia, o Brasil importa 4,5% de toda a energia elétrica consumida, não chegamos nem a metade disto na produção com energia solar.
Incentivos não faltam, o governo federal assinou em julho decreto que reduz gradualmente os impostos de importação dos equipamentos zerando-os até o fim de 2021.
Muito se tem especulado sobre as empresas geradoras de energia, a Aneel e o Governo Federal, mas o fato é que o processo de geração fotovoltaico no Brasil e também no mundo é um processo irreversível.
Apesar de se colocarem contra a geração de energia solar defendendo seus interesses, as concessionárias veem apostando nesta tecnologia, a construção de sistemas fotovoltaicos flutuantes sobre as barragens hidrelétricas que visa otimizar espaços já ocupados pelas águas, mostra que as empresas geradoras também vem apostando na geração fotovoltaica.
Embora possa parecer, o temor das concessionárias não se justificam, a geração distribuída de energia beneficia estas diretamente em localidades aonde manter redes elétricas possuem alto custo quando comparadas aos grandes centros.
A geração local, faz com que as operadoras tenham menos esforço de manutenção e geração reduzindo custos no fornecimento de energia, beneficiando assim a todos.
O governo do estado de Minas Gerais tem incentivado a implantação de mini geradoras de sistemas fotovoltaicos fechando grandes contratos para a instalação deste tipo de usinas.
Apesar das adversidades, as instalações continuam retomando seu crescimento acelerado sendo um excelente investimento financeiro que beneficia quem as instala, ajuda a natureza com a redução de emissões de CO2 com índices baixíssimos quando comparados aos demais sistemas, além de ser um grande gerador de empregos melhorando a renda per capta de muitas famílias.
Publicado em 01/01/2021.
O quê mudará na cobrança de energia solar.
"Como se dará a mudança no marco regulatório que irá afetar aqueles que produzem energia solar."
A proposta já passou pelo congresso e agora está no senado para ser aprovada, certamente ela não é benéfica para quem gera energia à partir do sol, mas calma, ainda há tempo ...